Style Selector
Layout Style
Boxed Background Patterns
Boxed Background Images

Parte das estratégias de divulgação destes ambientes é composta pela escolha de uma espécie representante da fauna cavernícola de cada país — Animal Cavernícola do Ano Internacional — como forma de difusão de informações sobre a biodiversidade subterrânea associada a estes magníficos ecossistemas.

C. cessaima
Coarazuphium cessaima
Foto: Leonardo Carvalho

Esta ação teve início na Alemanha em 2009 quando os anfípodes do gênero Niphargus foram escolhidos como representantes da fauna cavernícola naquela ocasião.

Posteriormente, outros países aderiram a esta campanha mundial de divulgação da fauna cavernícola, dentre os quais a Espanha (2014), Austrália (2019), Itália (2019), Suíça (2019), Estados Unidos (2020), Áustria, Grécia e Portugual (2021). Em 2021, os besouros cavernícolas foram escolhidos como grupo temático para a campanha.

Sendo assim, em apoio ao Ano Internacional das Cavernas e do Carste, pela primeira vez o Brasil por meio de sua federação nacional — Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) — está contribuindo com a campanha do “Animal Cavernícola do Ano Internacional”.

Como símbolo da fauna cavernícola brasileira escolhemos o besouro Coarazuphium cessaima. Dentre os critérios para sua escolha, consideramos o status de espécie ameaçada de extinção, ser a espécie mais troglomórfica do gênero que hoje apresenta a maior diversidade de besouros troglóbios conhecidos para o país e, por ter sido uma das primeiras espécies descritas por um dos pioneiros da biologia subterrânea nacional.

Conheça a campanha em outros países